UFPR Litoral coleta de dados da COVID

 18 de janeiro de 2021 - 11h59

O Teste Rápido de COVID, desenvolvido no Setor Litoral da UFPR pela equipe de pesquisadores coordenada pelo professor Luciano Huergo, entra em nova fase de coleta de dados. Desde novembro, quando começou a bateria de testes, já foi testada a presença de anticorpos do vírus em 80 servidores técnicos administrativos  e docentes da UFPR Litoral,

O professor Huergo avisa que o teste rápido não possui autorização para diagnósticos, essa bateria de testes trata-se de coleta de dados para os estudos científicos, uma vez que a metodologia encontra-se dentro de um comitê de ética de pesquisa. O teste deve seguir recomendações da ANVISA para que se torne efetivo, o quê demandará um incremento na infraestrutura de coleta, que hoje ocorre nos laboratórios didáticos da UFPR Litoral, e sua produção teria que ser feita em uma unidade certificada.

Por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue dos voluntários(as) o teste tem apresentado uma precisão de Especificidade (detecção de falso positivo) acima de 99%, e de Sensibilidade (confirmação por PCR) de 90%. No universo de amostras coletados até esse momento, dentre servidores do Setor Litoral, 5 % apresentaram indícios de infecção pelo virus. A UFPR trabalha para aumentar a frequência dos testes incluindo a participação de estudantes do setor e, com apoio externo, incluindo também moradores de Matinhos, município sede da UFPR Litoral.

 

UFPR Litoral desenvolve teste rápido para Covid-19

Docente apresenta o teste rápido pra Covid-19

 

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300