Litoral oferta 40 vagas em Educação do Campo

31 de agosto de 2017 - 15h24

Pelo quarto ano consecutivo, o Setor Litoral oferta o curso de Licenciatura em Educação do Campo, que destina-se à formação de docentes para atuar em escolas fora dos centros urbanos. O curso integra o programa Pronacampo, do Ministério da Educação, que visa a melhoria do ensino nas redes existentes, bem como, a formação dos professores, produção de material didático específico, acesso e recuperação da infraestrutura e qualidade da educação no campo em todas as etapas e modalidades.

A licenciatura, com ênfase em ciências da natureza, tem como público principal educadores do campo que não possuem graduação. É destinado também a agricultores familiares, assentados, acampados, pescadores, ribeirinhas, ilhéus, quilombolas, indígenas e povos da floresta.

No Processo Seletivo 2017/2018 são oferecidas 40 vagas na modalidade presencial em regime de alternância e itinerância. O concurso para esse curso segue o mesmo cronograma do vestibular geral da UFPR, mas tem provas diferenciadas para atender aos critérios estabelecidos pelo Pronacampo, em consonância com as diretrizes operacionais da Educação do Campo.

Os estudantes que ingressam na licenciatura cursam parte do conteúdo na universidade, que corresponde ao período em que o estudante permanece em aula, em contato direto com o saber sistematizado, planejando e recebendo orientações dos docentes; e outra parte nas comunidades, períodos em que desenvolvem pesquisas, projetos, entre outras atividades, em sua comunidade com o auxílio do planejamento e acompanhamento pedagógico dos docentes.

Segundo o coordenador do curso, professor Lourival de Moraes Fidelis, a licenciatura tem boa procura e a cada ano está mais consolidada. “A maior parte dos nossos estudantes vive nas regiões rurais dos municípios do litoral e do Vale do Ribeira. Também temos procura de pessoas da região centro-sul do estado do Paraná. Em 2018 formaremos as duas primeiras turmas”, afirma Fidelis.

As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas até às 23h do dia 14 de setembro. A entrega da documentação comprobatória deve ser feita até o dia 15 do mesmo mês. As provas serão realizadas dia 29 de outubro (discursiva) e 26 de novembro (oral).

Acesse o edital e tenha mais informações no site do Núcleo de Concursos: http://portal.nc.ufpr.br/PortalNC/Concurso?concurso=LECAMPO2018

Foto: Samira Neves