Saúde Coletiva presente nos principais eventos do país

5 de dezembro de 2022 - 9h00

No mês de novembro, o Curso de Saúde Coletiva da UFPR Litoral marcou presença nos principais eventos nacionais, discutindo e apresentando trabalhos importantes para a sociedade.

13ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (SIEPE)

A Iniciação Científica de Saúde da Criança, composta pelas alunas bolsistas Neiva de Souza Daniel, Mariangela Cristina Henz (Saúde Coletiva), Lauany Da Silva D’ávila (Serviço Social) sob orientação da Profª Draª Tainá Ribas Mélo, marcou presença na 13ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (SIEPE), com trabalhos apresentados no 29º Evento de Iniciação Científica (EVINCI), 14º Evento de Iniciação Tecnológica e Inovação (EINTI) e no 3º Encontro Diversidade e Inclusão Social na Pesquisa e Extensão (EDISPE). As produções apresentadas no dia 23/11 envolvem temas sobre principais indicadores de saúde da criança e determinantes sociais, políticas públicas infantis e a educação em saúde por meio de mídias.

IV Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável (SBDTS)

No dia 24/11 a IC apresentou no IV Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável (SBDTS) um artigo científico intitulado “ANÁLISE TERRITORIAL DOS CASOS DE SÍFILIS CONGÊNITA NO MUNICÍPIO DE MATINHOS (PARANÁ) DE 2015 A 2021”, discutindo a respeito das notificações de sífilis congênita na região. Este trabalho contou com a parceria da egressa de Saúde Coletiva, Tatiane Dourado dos Santos, que é vinculada à Secretaria de Saúde de Matinhos.

13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCÃO-Salvador)

De 21 a 24 de novembro de 2022, as estudantes de Saúde Coletiva, Michele Cristina Dullius, Neiva de Souza Daniel e Seyigbenan Melaine Edouarda Houndjo participaram do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (2022), com trabalhos aprovados e apresentados no evento.
No Congresso, o maior de Saúde Coletiva, estiveram presentes palestrantes renomados como Cecília Minayo, Jairnilson Silva Paim e Marcos Claudio Signorelli (que já foi nosso professor do Setor Litoral), dentre outros nomes em luta de uma Saúde Coletiva e do nosso Sistema Único de Saúde.
O congresso foi na cidade de Salvador, na Bahia, e a participação das estudantes foi possível por uma vakinha solidária, já que a UFPR sofreu vários cortes, incluindo verbas para participação de eventos, que permitiu o pagamento das passagens, e o alojamento foi auxiliado pela ABRASCO.
Então, além de divulgar, com imensa alegria a participação das estudantes, o curso gostaria de agradecer a colaboração de todos.
Além das alunas, esteve presente no evento, participando de oficinas pré-congresso e do Congresso, a Profª Tainá Ribas Mélo, também com trabalhos aprovados no evento.