Renato Bochicchio e Luis Eduardo Thomassim assumem a direção da UFPR Litoral

12 de março de 2016 - 9h16

Na noite de quinta-feira, 10 de março, o reitor Zaki Akel Sobrinho deu posse aos docentes Renato Bochicchio (diretor) e Luis Eduardo Thomassim (vice-diretor), que exercerão o mandato etorial entre 2016 e 2020. Com o auditório lotado, o então diretor setorial Valdo Cavallet abriu os pronunciamentos, fazendo um resgate dos dez anos do projeto UFPR Litoral.

Cavallet ressaltou que, diante dos desafios educacionais e da sociedade, “temos que buscar novos caminhos, já que os velhos paradigmas não servem mais”. Cavallet foi o principal idealizador do projeto UFPR Litoral. Ele teve papel fundamental na articulação das instâncias federal, estadual e municipal para a sua instalação em Matinhos, em 2005, e também esteve à frente da gestão institucional nos últimos dez anos.

O reitor Zaki Akel salientou que esse projeto só existe porque o professor Valdo o liderou, afirmando: “por isso vim hoje lhe homenagear. Seu DNA está neste projeto, que agora está sob nova direção”. O reitor reiterou que durante a sua gestão as demandas do Setor Litoral foram sempre ouvidas e, na medida do possível, atendidas, fossem elas por infraestrutura, transporte, obtenção de vagas de servidores ou mediação de negociações com as instancias locais.

Na sua fala, o novo diretor Renato Bochicchio contextualizou que nesse momento político é preciso resignificar a confiança nas instituições. Para isso, ele defendeu que a UFPR Litoral deve se apoiar no seu Projeto Político Pedagógico e estar sempre atenta às mudanças, como aquelas exigidas pelas novas relações de gênero, respeitando sempre as lutas e trajetórias e cada pessoa. Bochicchio agradeceu o apoio do coordenador pedagógico Douglas Hamermüller, que nos últimos quatro anos o apoiou enquanto exercia a vice direção. Também homenageou Cavallet, ressaltando sua personalidade, sua amplitude de utopias e energia sem fim, e agradecendo os momentos de convivência, aprendizagem e amizade nos últimos dez anos

Para o novo vice diretor, Luis Eduardo Thomassim, a UFPR Litoral marca um novo contexto na história do litoral paranaense. “Estamos em um tempo em que mulheres, trabalhadores e adultos há tempos afastados dos estudos, moradores do litoral paranaense, frequentam uma universidade pública. Temos cerca de dois mil estudantes e o tempo histórico nos fará compreender o real significado disso”, afirmou Thomasim.

Estiveram presentes na cerimônia e posse: o diretor do Setor de Humanas, prof. dr. Eduardo Salles de Oliveira Barra, do Setor de Ciências Jurídicas, prof. dr. Ricardo Marcelo Fonseca, do Centro de Estudos do Mar, Prof. Dr. Mauricio Almeida Noernberg, o vice-prefeito de Guaratuba, Vandir Esmaniotto, o secretário de planejamento de Morretes, Carlos Alberto Gnatta Neto, o chefe de gabinete da Prefeitura de Matinhos, David Antonio Pancotti, representante do Parque Saint Hilaire-Lange, José Otávio Cardoso Consoni, presidente da Associação Arca de Noé de Proteção Animal (Anoé), Volga Mirian da Silva, o gerente executivo do Senac Caiobá, Gilberto Pereira Dias e o presidente da Motirõ Sociedade Cooperativa, Billidhol de Oliveira Mateus.