Reitor participou da abertura da Semana de Integração

24 de fevereiro de 2015 - 14h38

Na noite de 23 de fevereiro, o reitor Zaki Akel Sobrinho, acompanhado dos pró-reitores de administração, Álvaro Pereira de Souza, de graduação, Maria Amelia Sabbag Zainko, de assuntos estudantis, Rita de Cássia Lopes, do diretor do Setor Litoral, Valdo Cavallet, do vice-diretor, Renato Bochicchio, e da coordenadora do plano diretor da universidade, Maria Luiza Marques Dias, deram as boas vidas aos estudantes e fizeram a abertura do ano letivo no Setor Litoral.

Zaki Akel ressaltou aos novos estudantes que eles estão tendo uma oportunidade almejada por muitos brasileiros e que devem valorizar a vaga conquistada. “Vocês estão chegando em um projeto inovador, com características muito peculiares, que atrai olhares mundo afora e, no Brasil, pessoas de várias outras universidades vêm conhecer esse modelo. O Litoral tem a característica de uma interação comunitária vigorosa, por meio de projetos de extensão, em parceira com a sociedade”, afirmou o reitor. Ele ainda ressaltou que a UFPR Setor Litoral foi construída com muito esforço, muita garra e dedicação, trabalho do qual participaram todos os docentes presentes na mesa de abertura. Ao finalizar Akel agradeceu: “quero agradecer a confiança de entregar os melhores anos de sua vida à formação aqui na Universidade Federal do Paraná, garantimos que vocês terão os melhores professores, um corpo docente de alta qualidade, grandes apoiadores técnico-administrativos, pessoas que fazem da educação a sua missão na vida”.

A pró-reitora de graduação, Maria Amélia, lembrou que a graduação é a principal ação da UFPR, que é um espaço de formação e ampla reflexão, que abriga o maior contingente e é considerado o espaço mais significativo da Universidade. O pró-reitor de administração, Álvaro Pereira de Souza, fez um breve relato dos encaminhamentos dados a questões relacionadas ao transporte e moradia estudantis, da liberação do uso do auditório e do espaço administrativo, onde funcionou a biblioteca. “Com a cessão do terreno, por parte do Estado do Paraná, onde o Setor Litoral está instalado, podemos investir nas estruturas, melhorá-las e ampliá-las. Estamos abertos a pensar as necessidades do litoral”, enfatizou. A coordenadora do Plano diretor da UFPR, Maria Luiza Dias, anunciou que será feita uma reunião aberta a toda comunidade universitária para discutir o planejamento do espaço físico do Setor.

Para finalizar o diretor do Setor Litoral, Valdo Cavallet, afirmou que entre as principais mudanças ocorridas nos últimos dez anos na Universidade é o ingresso expressivo de estudantes negros, pardos e índios. “Mudaram a cor e a idade dos estudantes universitários, podemos perceber isso vendo fotos de dez anos e as de agora”, afirmou Cavallet. Ele lembrou a UFPR Litoral, assim como esta Semana de Integração, foram organizadas por estudantes, técnicos, docentes e pessoas da comunidade. “Temos aqui artistas, líderes de comunidades, ex-alunos que se tornaram docentes, avós e netos estudando juntos. É o povo litorâneo, fazendo uma universidade com identidade popular”, declarou o diretor.

A programação da Semana de Integração segue até a próxima sexta-feira. Confira.

Foto: Luiz Eduardo Geara