UFPR Litoral recebe visita de estudantes de Figueira

28 de novembro de 2018 - 17h51

O Colégio Estadual Anita Pacheco, de Figueira (PR), organizou uma visita ao Setor Litoral da UFPR, no dia 28 de novembro, para que estudantes do ensino médio possam conhecer a universidade pública federal. Participaram da atividade nove professores e 24 estudantes. Para a diretora do colégio, Magali Ribeiro de Souza Sugiyama, os alunos tiveram acesso a informações muito importantes, ensinamentos que vão levar para toda vida. “A visita ampliou a visão de mundo deles. Conheceram pessoas que vieram de longe e que aqui estão e conseguem se manter para concluir os cursos”, declarou Magali. Para a estudante Giovana Gonçalves Vidal, do segundo ano, foi uma oportunidade de conhecer novas áreas de conhecimento. “A agroecologia me interessou muito e eu nunca tinha ouvido falar, vou pesquisa mais. Foi bom para eu ter noção de muitas coisas sobre a universidade”, explicou.

A programação foi conduzida pelo grupo de estudantes da UFPR que integram o Programa e Educação Tutorial (PET) Litoral Social, na ação Universidade na Escola. O Pet Litoral Social é coordenado pelo professor Marcelo Chemin e composto por 13 estudantes (12 bolsistas e um voluntário), de quatro cursos: administração pública, gestão de turismo, gestão e empreendedorismo e serviço social. “A Universidade na Escola aproxima a comunidade com a universidade, proporciona a troca de conhecimentos entre estudantes de cursos de graduação, do ensino médio e professores da rede pública de ensino. Além de contribuir para o desenvolvimento intelectual da região, fomentando a busca pelo conhecimento e direito de acesso à universidade para todos”, explica Chemim.

O projeto teve origem com uma pesquisa realizada entre os 2013 a 2015, entre estudantes de colégios públicos do litoral do Paraná, que apontou que os jovens pretendem continuar seus estudos e ingressar em um curso superior, porém, desconhecem sobre as Instituições de Ensino Superior e cursos ofertados no litoral do Paraná. A atividade Universidade na Escola acontece desde 2016, quando abrangeu 11 escolas, de quatro municípios e 721 estudantes. Em 2017, foram visitadas 13 escolas, em seis municípios, contemplando 994 estudantes. Neste ano foram visitados 28 colégios, dos sete municípios do litoral paranaense, contemplando 1.623 estudantes. Essa última edição também foi a primeira a conseguir levar a Universidade na Escola para as regiões mais afastadas do litoral, como a Ilha Rasa em Guaraqueçaba e a Ilha do Mel em Paranaguá. A atividade permanecerá no planejamento do grupo PET tendo garantida a sua quarta edição em 2019.

Os estudantes de Figueira também tiveram a oportunidade de conhecer os projetos de extensão Labmóvel, Teatro Musical e Beach Tênis e participar de uma oficina vocacional com a professora Andréa Knabem.