Projeto promove tênis de praia aos sábados, 10 às 12h

 13 de julho de 2018 - 10h58

O projeto de extensão Esporte no Litoral (PEL) promove, aos sábados de manhã, nas areias da praia de Caiobá atividades de Beach Tennis (BT – tênis de praia). O BT é um esporte que surgiu na Itália, como uma adaptação do tênis para a praia. Joga-se com algumas regras do tênis, por exemplo, a contagem dos pontos, utiliza-se uma raquete parecida com a de frescobol e sua forma de jogar se assemelha ao vôlei, uma vez que a bola no chão é ponto. Pode-se jogar em duplas ou simples (um contra um). A quadra possui 8 x 8m (duplas) e 8x5m (simples), a altura da rede é de 1,70m.

Segundo o coordenador do projeto, professor Evaldo Ribeiro Jr, é possível se divertir jogando já na primeira experiência, sem muitos pré-requisitos esportivos. “É muito mais fácil de jogar que tênis, não requer infraestrutura e proporciona grande diversão desde o primeiro contato. Essas podem ser algumas das razões que este esporte está virando febre no mundo inteiro”, ressalta Evaldo.

Mesmo cidades que  não possuem praias estão investindo em quadras de areia, no Paraná, Curitiba e Maringá possuem número expressivo de praticantes. A Associação de Beach Tennis de Guaratuba (ABTG) conta com 190 associados e ficou em segundo lugar no último interclubes. Além disso, o Paraná possui duas jogadoras profissionais  e dois juvenis na seleção brasileira de BT, que vão para o Mundial, esse ano, na Rússia. Com a grande disponibilidade de faixas de areia em Matinhos, o BT tem todas as condições de se tornar um esporte popular por aqui.

O projeto teve início no mês de maio de 2018, com apenas três participantes, e no último sábado (07 de julho) já chegaram a 34. Evaldo explica que “a idade não é limitador, por exemplo, seu Ugo 78 anos, professor aposentado da UFPR, seu Daniel, 74 anos, engenheiro aposentado, ambos jogando em bom nível e não são ex-atletas. Maria Lúcia aos 65 anos, em sua primeira participação já jogou várias partidas, inclusive vencendo algumas. Mesmo sem experiência é possível se divertir, crianças também são bem vindas e aprendem rápido, Vitor 10 anos, Heitor 7 anos, Lívia 10 anos, Leonardo 9 anos e Edgard 8 anos, são alguns exemplos de crianças que participam do projeto”.

A atividade é aberta a comunidade interna e externa da UFPR, é gratuito e não necessita experiência nem equipamentos.

Venham experimentar! Temos quadras para todos os níveis de jogo!

Quando: sábados das 10 às 12h
Local: Av Atlântica, 1000. (Praia brava em frente a UFPR)
Público: todas as idades e nível de jogo
Equipamentos: não necessita raquetes; usar roupas confortáveis, levar água e proteção ao sol (óculos, boné, protetor solar).
ATIVIDADE GRATUITA
Coordenação: Profº Evaldo Ribeiro Jr (Curso de Licenciatura em Educação Física)

FOTOGRAFIA: Nick Gontarski (confira mais fotos)

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300