Proec realizou reunião no Litoral

10 de março de 2015 - 15h07

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFPR (Proec) promoveu na quinta-feira (5), um encontro entre representantes das comunidades do litoral do Paraná e universitária, no Setor Litoral, em Matinhos. A reunião teve como objetivo promover o diálogo entre os diversos atores visando colher contribuições para a construção do Plano de Cultura da UFPR.

O plano deverá contribuir efetivamente para o fortalecimento, resgate e divulgação da cultura caiçara paranaense. Segundo o professor Ilton Gonçalves da Silva, de Batuva, comunidade quilombola de Guaraqueçaba, “é necessário conciliar a vivência acadêmica com a prática”. Uziel Gomes Pinto, da comunidade de Potinga, em Guaraqueçaba, falou sobre as experiências de ações conjuntas entre a universidade e a comunidade: “com algumas orientações dos projetos da universidade conseguimos a documentação para que as farinheiras funcionassem dentro das cobranças da vigilâncias sanitária. Agora temos rótulos nos nossos produtos e distribuímos para alguns comerciantes locais”, ressaltou.

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura, Deise Cristina de Lima Picanço, a reunião foi importante para enfatizar a relação da cultura com a questão do território. “Vamos pensar juntos estratégias para o fortalecimento das comunidades e das atividades de cultura”, finalizou.