A definição de: O que é acidente de trabalho? É dada pela lei nº 8.213/91, que o descreve como aquele que ocorre pelo exercício do trabalho e gera lesão corporal e leva a morte ou a perda/redução, permanente ou temporária, de capacidade de trabalho. Existem, também, as doenças profissionais e de trabalho, relacionadas ao tipo de atividade e condições laborais a que estamos sujeitos.
Para evitar, prever e prevenir que qualquer um desses incidentes ocorram com os trabalhadores, existem serviços e equipes que devem estar presentes e atuantes nos locais de trabalho. Composta por engenheiros de segurança do trabalho, técnicos em segurança do trabalho, médicos, enfermeiros e colaboradores representantes da classe trabalhadora e representantes da instituição.
Em 2021, o Brasil registrou crescimento de 30% em óbitos e acidentes de trabalho, em comparação com o ano anterior, num total de 2,5 mil óbitos e 571,8 mil Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs). Por mais que pensemos que apenas quem trabalha com máquinas ou em altura elevada está sujeito a graves acidentes ou doenças de trabalho, Lesões por Esforços Repetitivos (LER); Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (Dort); estresse e ansiedade estão entre as principais causas de doenças relacionadas ao trabalho. Escritórios, laboratórios, cozinhas, hospitais, salas de aula, fábricas, todos os ambientes onde haja um trabalhador exercendo sua atividade laboral é um local com potencial de risco.
No âmbito do serviço público, temos a CISTT, que é uma Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Funciona como uma comissão da iniciativa privada (exemplo: CIPA) e tem por finalidade mapear situações de risco e prevenir os acidentes, orientar os trabalhadores e cobrar da administração, posturas e ações preventivas, corretivas e que tragam saúde laboral a todos.