A pós-graduação Especialização em Alternativas para uma Nova Educação (ANE), da UFPR Litoral, publiciza por meio do EDITAL Nº 001/2023 – TURMA ANE 4, a abertura das inscrições para o processo de seleção de estudantes para a Turma ANE 4. Serão ofertadas 80 vagas, respeitado o disposto na Resolução 42/03- COUN.
A pós-graduação Especialização ANE tem como objetivo organizar um espaço de aprendizagem que busca promover e implementar Novas Alternativas Educacionais, por meio de vivências, estudos, diálogos, fortalecimento em rede envolvendo os educadores, estudantes e suas comunidades na construção de uma educação significativa, transformadora, solidária, inclusiva, ética e colaborativa. Em sÃntese, busca ampliar alternativas para uma Educação Emancipatória, Humanizadora e Democrática. É ofertada gratuitamente, como parte integrante da polÃtica pública de educação da UFPR Litoral.
Além da realização dos módulos de aprendizagem, cada estudante deverá apresentar um trabalho de conclusão de curso. Os educandos deverão desenvolver um projeto de alternativas para uma nova educação na comunidade, ou seja, maneiras diferentes de fazer a educação (estudos de novas alternativas já implantadas, reestruturações de escolas já existentes, novas propostas de escolas, projetos de educação popular e comunitária, dentre outros). A sistematização das experiências desenvolvidas durante a execução deste projeto, suas reflexões e análises dos diferentes tempos, desafios e circunstâncias, bem como os processos de diálogo e trocas entre pares e com suas respectivas comunidades, poderão resultar no trabalho de conclusão do curso dos educandos.
Informações gerais: Turma ANE 4
Carga horária: 372 horas/aula distribuÃdas em módulos e vivências sequenciais de aprendizagem, com 8 horas/aula s semanais.
PerÃodo de execução previsto: inÃcio em 16/09/2023 e finalização para 16/12/2024.
As aulas, na forma hÃbrida, serão aos sábados, no horário das 8h à s 12h e das 14h à s 18h.
As aulas de campo e vivências serão organizadas em conjunto com a turma e de acordo com as necessidades especÃficas de cada estudante.
As atividades de final de semestre e a CONANE Caiçara, de final do curso, acontecerão nas dependências da UFPR Litoral.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo Sistema SIGA-UFPR – Sistema Integrado de Gestão Acadêmica no perÃodo de 28/7 a 20/8/2023, clique aqui. Os procedimentos para a inscrição, seleção e demais informações sobre o processo seletivo Turma ANE 4 podem ser acessados pelo Edital abaixo.
(Fonte: com informações do Edital via Assessoria Especialização ANE, diagramação e revisão pela Secom)