Palestra sobre arte africana entre os séculos XIX e XX

 10 de novembro de 2021 - 16h02

A palestra Artes nas Áfricas?, com a pesquisadora Adriana Palma, é uma ação de extensão do Projeto Canteiro, coordenado pela Profa.Dra. Giselly Brasil, do Curso de Licenciatura em Artes. O evento abordará a diversidade cultural, estilística e formal presente em produções artísticas do continente africano, entre os séculos XIX e XX.

Os temas discutidos buscam estimular pensamentos críticos sobre o tratamento dado às manifestações artísticas africanas ao longo de tempos históricos. Essas reflexões implicam em problematizar cargas simbólicas depositadas sobre a África e suas culturas, especialmente por conta dos processos de colonização, escravização e descolonização. Tal abordagem vai ao encontro de movimentos revisionistas da história da arte, presentes em estudos decoloniais.

Adriana Amosso Dolci Leme Palma é historiadora pela FFLCH USP e doutoranda junto ao Programa Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte da USP. Atua nas áreas de pesquisa, curadoria e educação. Desde 2018, coordena cursos de História da Arte, junto ao setor de Pesquisa e Curadoria da Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde também atuou como pesquisadora de 2014 a 2015. Foi pesquisadora junto ao Projeto Leituras de Acervo, sobre a coleção de arte contemporânea do Museu Afro Brasil, entre 2018 e 2020.

Inscrições até o dia 18 de novembro pelo link: ufprnucleoarte@gmail.com – com o título ARTES NAS ÁFRICAS.

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300