A UFPR está engajada na campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti. Nesta sexta-feira, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) realizou uma reunião convocando todos os servidores e estudantes a se envolverem em ações preventivas e educativas.
Ao dar início a este trabalho, a equipe da CASA Litoral – Centro de Atenção à Saúde faz um alerta para os dias de carnaval.
:: O Ministério da Saúde tradicionalmente foca na Campanha anual do Carnaval sobre a Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Hepatites Virais, que de fato podem trazer inúmeros problemas. Além destes, emerge uma preocupação a nível de epidemia relacionada ao mosquito Aedes aegypti , o Zika Virus.
A transmissão do Zika Vírus ocorre pela picada do mosquito contaminado pelo vírus, o mesmo que transmite a Dengue, Febre Amarela e a Febre Chikungunya. Outras formas de transmissão do Zika Vírus estão sendo confirmadas por estudos, sendo via sexual, pelo sangue, pela saliva e pela urina.
Vale lembrar que muitas pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem sintomas. Desta forma, o Carnaval é uma oportunidade de informar e alertar sobre esse vírus que envolve vários riscos de saúde incluindo a potencial ligação com casos de microcefalia. Há que se proteger contra o mosquito, eliminar os criadouros e alertar as mulheres.
Fontes: Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva, OMS/OPAS – Organização Mundial da Saúde/Organização Panamericana de Saúde, Ministério da Saúde. ::