Em homenagem ao pesquisador e professor João José Bigarella e ao Dia Internacional do Meio Ambiente, a UFPR Litoral promoverá, nesta quinta-feira (02/06), o III Café Cultural.
O evento, organizado pela Biblioteca do Setor Litoral, o Centro Acadêmico João José Bigarella e o Curso de Gestão Ambiental, terá como tema o “Contexto ambiental no Brasil: legado Bigarella e o meio ambiente no litoral do Paraná”.
João José Bigarella, que faleceu no dia 05 de maio deste ano, é um dos mais notórios pesquisadores do Estado do Paraná. Formado pela Universidade Federal do Paraná. Bigarella realizou pesquisas geológicas na África do Sul, Angola, Argélia, Argentina, Uruguai, com mais de 200 publicações, tornou-se referência na área e protagonista de ações em prol do meio ambiente.
Foi catedrático de Minerologia e Geologia Econômica pela UFPR, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências da América Latina. Organizou, em 1963, a Comissão da Carta Geológica do Paraná. Foi membro do Programa Internacional de Correlação Geológica da UNESCO e da União Internacional de Ciências Geológicas, tendo sido seu vice-presidente entre 1975-1976. Recebeu em 1966 a medalha de outro José Bonifácio de Andrade e Silva. Em 1968 a Sociedade Brasileira de Cerâmica lhe entregou o Prêmio Francisco Sales de Azevedo. Nos anos 1990 recebeu o Prêmio Heleno Fragoso pelos Direitos Humanos e o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia. Em 1995 tornou-se Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.
Programação
Data: 02/06 (quinta-feira)
16h30 – Mesa Redonda: “Meio Ambiente no contesto atual e a participação do pesquisador João José Bigarella como precursor da pesquisa regional sobre meio ambiente e ocnservação no litoral do Paraná”. Participantes: professor MSc. Heloy Ribeiro, MSc. Marcos Gernet e professora Dra. Liliani Tiepolo.
Local: Sala do Conselho.
18h30 – Café com música e exposição de materiais do acervo sobre Meio Ambiente e a Coleção Especial Bigarella.
Local: Biblioteca – UFPR Setor Litoral (R. Jaguaraíva, 512 – Matinhos – Caiobá)