MAE-UFPR inaugura exposição

 5 de julho de 2018 - 9h51

A exposição trata da elaboração do artesanato dos povos Guarani Mbya como meio fundamental para sua continuidade sociocultural,  seu modo de vida e suas práticas espirituais. Na imagem, Paulo Acosta trabalha na criação de uma estatueta em madeira vixo ra’anga, representando uma coruja.

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) inaugura às 14h  desta quarta-feira (11) a exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso jeito de ser Guarani”. A exposição é resultado da colaboração entre cinco comunidades da região litorânea do Paraná – Pindoty (Terra Indígena (TI) Ilha da Cotinga/Paranaguá-PR), Kuaray Guata Porã (TI Cerco Grande-Guaraqueçaba/PR); Guaviraty e Karaguata Poty (TI Sambaqui/Pontal do Paraná-PR), Kuaray Haxa (Morretes-PR) – e o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.

O objetivo deste trabalho é trazer ao público aspectos da forma de vida, da arte, da cosmologia e da religiosidade Guarani tomando como ponto de partida o artesanato, buscando mostrar o cotidiano dessas comunidades tradicionais. Isso é mostrado com o contraste entre o artesanato fabricado para a venda aos jurua (não-indígenas) e os objetos tradicionais, voltados para as dinâmicas próprias das comunidades Guarani Mbya, como a religiosidade.

A realização dessa exposição foi possibilitada através do projeto “Mutirão Mais Cultura na UFPR”, financiado via edital pelo Ministério da Cultura (MINC) e do Ministério da Educação (MEC). O projeto desenvolve ações na região do Litoral do Paraná em vários municípios em parceria com associações de moradores de comunidades tradicionais de pescadores, quilombolas, indígenas, carnavalescos e artesãos. A exposição estará em cartaz até 4 de agosto de 2019 e terá entrada franca durante todo o período de exposição.

Foto: Douglas Fróis/MAE-UFPR

 

SERVIÇO

Exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”

Quando: De 11 de julho de 2018, com inauguração  às 14h, a 4 de agosto de 2019.

Onde: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR – Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico – Paranaguá-PR

Mais informações: (41) 3313-2042 – CURITIBA | (41) 3721-1200 – PARANAGUÁ – www.facebook.com/MAEUFPR  |

Confirme sua participação na abertura da exposição na página do evento: https://www.facebook.com/events/415890355578640/

 

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300