Lançamento do livro Educação em Solos

 14 de setembro de 2022 - 15h56

Aproveitando a comemoração dos 75 anos de sua criação, a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) lança o livro “Educação em Solos”, que faz parte da coleção de obras referenciais na ciência do solo no Brasil. 

Em suas 342 páginas o livro reúne 15 capítulos escritos por 34 autores de 18 diferentes instituições de ensino e pesquisa, apresentando o estado da arte da Educação em Solos no país. A publicação contou com a contribuição crítica de um grupo interdisciplinar e interinstitucional de 40 revisores, e todo o valor de venda, do livro, será revertido para a SBCS para cobrir os custos editoriais.

A obra é destinada a todos os envolvidos e interessados na Educação em Solos, nos diferentes espaços educacionais formais ou não formais, nos diferentes níveis da educação básica ou superior, na extensão universitária ou rural, nas ações de educação ambiental, e outros campos que tenham interesse ou envolvimento com esta temática.

O livro revela as concepções e reflexões a respeito das ações daqueles que se assumem enquanto educadores em solos, cada qual em sua distinta percepção, realidade e contexto. A educação em solos, presentemente, se pauta por uma compreensão ampla e diversa, e os textos dos autores expressam essa visão multifacetada do processo educacional, o que torna a presente obra rica em suas linguagens.

Os organizadores desta publicação, os professores Fabiane Machado Vezzani; Marcelo Ricardo de Lima; Cristine Carole Muggler e Valentim da Silva, professor do curso de Ciências da UFPR Litoral, orientaram os autores a não reduzir o pensamento a uma única linha conceitual e epistemológica, estimulando os autores de cada capítulo a fazerem a reflexão das práticas, trazendo elementos referenciais, conceituais e metodológicos relevantes à construção da Educação em Solos. Assim, este livro pretende permitir o (re)conhecimento mútuo dos saberes e ações encontrados na Educação em Solos, inspirando, instigando e promovendo reflexões e diálogos acerca das práticas e processos em curso no país. 

Os capítulos da obra abrangem:
1. HISTÓRIA E PRODUÇÃO ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO EM SOLOS NO BRASIL -Cristine Carole Muggler, Marcelo Ricardo de Lima, Valentim da Silva & Fabiane Machado Vezzani

2. POTENCIAL EDUCATIVO DOS MÉTODOS VISUAIS DE AVALIAÇÃO MORFOLÓGICA DO SOLO – Sandra Beatriz Vicenci Fernandes & Leonir Terezinha Uhde

3. SABERES ETNOPEDOLÓGICOS NA PRÁXIS DA EDUCAÇÃO EM SOLOS – Régia Maria Reis Gualter, Gilson Walmor Dahmer & Vagner Lopes da Silva

4. COMPETIÇÕES DE SOLOS E O SEU POTENCIAL EDUCATIVO – Fabrício de Araújo Pedron, Ricardo Simão Diniz Dalmolin, Ricardo Bergamo Schenato, Josiane Pacheco Menezes, Marcos Gervasio Pereira & Ademir Fontana

5. CENTROS DE PESQUISA E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NA EDUCAÇÃO EM SOLOS NO BRASIL – Caroline Valverde dos Santos & Claudio Lucas Capeche

6. MUSEUS E A EDUCAÇÃO EM SOLOS – Fabrício de Araújo Pedron, Cristine Carole Muggler, Maíra Akemi Toma, Ricardo Simão Diniz Dalmolin & Letícia Sequinatto

7. NARRATIVAS DE SOLOS EM MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO EM SOLOS – Cristine Carole Muggler, Maíra Akemi Toma & Fabrício de Araújo Pedron

8. COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO EM SOLOS E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – Régia Maria Reis Gualter, Déborah de Oliveira & Daniel Silas Veras

9. PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Adriana de Fátima Meira Vital, Adriana Aparecida Ribon & Jussara Silva Dantas

10. EDUCAÇÃO EM SOLOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – Julian Junio de Jesus Lacerda & Sueli Rodrigues

11. PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SOLOS NO ENSINO SUPERIOR – Adriana Aparecida Ribon, Adriana de Fátima Meira Vital, Andrelisa Santos de Jesus, Jussara Silva Dantas & Renata Santos Momoli

12. ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NA ABORDAGEM DE SOLOS NO ENSINO SUPERIOR – Cristine Carole Muggler, Angélica da Silva Lopes, Arthur Stefanelli Gasparini & André Luiz Miranda Reis

13. INVESTIGAÇÃO DE PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO EM SOLOS – Selma Barbosa Bastos, Fabiane Machado Vezzani, Valentim da Silva & Marcelo Ricardo de Lima

14. PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM SOLOS – Antonio Carlos de Azevedo, Marcelo Ricardo de Lima & Maria Antonia Ramos de Azevedo

15. REFLEXÕES SOBRE A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM SOLOS – Valentim da Silva, Fabiane Machado Vezzani & Marcelo Ricardo de Lima

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300