José Pacheco faz abertura do II Conane Caiçara

 1 de junho de 2017 - 17h54

O II Conane Caiçara teve início nesta quinta-feira, às 14h, com a palestra de José Pacheco, educador português conhecido por ser co-criador da Escola da Ponte, na cidade do Porto (Portugal), da qual foi diretor por mais de 30 anos. O público de mais de 400 pessoas, dos quais muitos estudantes universitários e educadores locais, lotou o auditório da UFPR Litoral. Pacheco desafiou os educadores a sair do modelo tradicional de ensino e construir um modelo de aprendizado colaborativo, no qual as pessoas aprendam juntas, construindo projetos comuns.

Para ele, os educadores que buscam novos modelos, mesmo sendo minoria em suas escolas, devem se unir em núcleos de projetos e conquistar o apoio de pais que almejem o mesmo caminho. “Nós podemos ajudar a mudar, mas leva uns dois a três anos para começar um processo”, alertou o educador. Segundo ele, os pais devem buscar conhecer os projetos políticos pedagógicos (PPP) das escolas de seus filhos e dar apoio àqueles educadores que querem o colocar em prática. “Os PPP costumam ser ótimos, mas não são seguidos”, afirmou.

Pacheco é mestre em ciências da educação, membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, coordenador do Educação para Todos, colaborador em projetos para uma nova educação no Brasil, como o Projeto Âncora e o Ecohabitare.

O II Conane vai até dia 03 de junho na UFPR Litoral. Mais informações: https://litoral.ufpr.br/blog/noticia/ii-conane-caicara/