Informações sobre o Interpraias e o Translitoral

3 de março de 2017 - 18h40

A Pró-Reitoria de Administração (PRA) divulgou informações sobre o transporte da UFPR que atende aos campi do litoral. De acordo com a PRA, o Interpraias, linha que liga as unidades do Centro de Estudos do Mar (CEM) ao Setor Litoral, volta a operar na terça-feira, 07 de março.

Dois veículos partirão as 06h50, um saindo do Setor Litoral e outro do CEM, e farão baldeação em Praia de Leste, tanto na ida quanto na volta. Os horários dos ônibus deverão ser publicados no portal da Pró-Reitoria de Administração.

De acordo com o Pró-Reitor de Administração, Prof. Marcos Antonio Ribas Cavalieri  “a mudança objetiva utilizar os recursos públicos de maneira mais racional e eficaz, em benefício da nossa comunidade acadêmica”.

Já o Translitoral, serviço de transporte de alunos da UFPR que liga Curitiba aos campi no litoral, será retomado já na segunda-feira, dia 06 de março. Segundo a Pró-Reitoria de Administração, para ter direito ao benefício os alunos interessados deverão realizar um cadastro (ver orientações).

Há ainda mudanças no formato do serviço: o transporte vai funcionar em dois períodos. Pela manhã sairá um veículo da esquinas das Ruas XV de Novembro e General Carneiro (ao lado do Edifício D. Pedro I, no centro de Curitiba), às 6h15, e retornará as 12h45 saindo do Setor Litoral.  No período noturno, a saída será do Centro Politécnico, às 17h15 , com retorno do Setor Litoral às 22h50. O acesso ao veículo será feito por meio de lista que conterá o nome dos alunos beneficiados.

Cavalieri, esclarece que o benefício só estará disponível para os alunos com fragilidade sócio-econômica que preenchem os requisitos em função dos cortes orçamentários determinados pelo Governo Federal. “Mesmo com a situação fiscal complicada que vivemos, a UFPR mantém o compromisso – fundamental em uma universidade pública inclusiva – com os estudantes que mais necessitam”, explicou.

Comunicado da Direção Setorial sobre as demandas de transporte no Setor Litoral

Diante das comunicações realizadas pela Pró-Reitoria de Administração (PRA), sobre o serviço de transporte Translitoral (Litoral – Curitiba) e Interpraias (Setor Litoral – CEM), com critérios próprios de acesso e horários de embarque e desembarque e, ainda, considerando as alternativas possíveis de alcance de atribuições no âmbito setorial, a Direção Setorial informa as seguintes providências:

1) Considerando a grande maioria de estudantes do Setor Litoral que reside nos municípios da região, cujas alternativas de transporte são limitadas, desiguais e abusivas, essa Direção priorizará contatos com as prefeituras municipais, com instituições estaduais e com a Reitoria da UFPR com vistas à garantia de avanços na oferta de transporte público para o deslocamento estudantil ao Setor Litoral.

2) Para as demandas de deslocamento até Curitiba de estudantes do Setor com finalidades de realização de atividades acadêmicas, relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, em grupo ou individuais, a Direção buscará atender através dos recursos e frota do Setor, desde que as solicitações sejam realizadas pelos docentes ou coordenações responsáveis por cada atividade acadêmica dos/das estudantes.

3) Para as atividades relacionada a demanda de atendimento de saúde, as solicitações serão encaminhadas pelo serviço especializado de saúde do Setor (Casa Litoral).

4) Para as atividades administrativas de servidores do Setor (técnicos e docentes), serão instalados fluxos de solicitação que organizem e otimizem o uso da frota.