Evento reúne pesquisadores da área de meio ambiente e sociedade em Matinhos

 10 de novembro de 2017 - 15h45

Teve início na noite de quarta-feira (08/11), o II Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável (SBDTS). O evento é considerado um marco na história do Setor Litoral e dos programas de pós-graduação que promovem a pesquisa sobre meio ambiente e sociedade de forma interdisciplinar.

Participaram da mesa de abertura os professores Carlos Alberto Cioce Sampaio, coordenador da Área de Ciências Ambientais da Capes, Liliani Marilia Tiepolo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS/UFPR), Renato Bochicchio, diretor do Setor Litoral e Valdir Frigo Denardin, coordenador geral do II SBDTS. Também esteve presente a professora Naína Pierri, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Meio ambiente e Desenvolvimento (Made/UFPR). O evento segue até sexta-feira (10/11) no Setor Litoral da UFPR, em Matinhos (PR).

Na mesa de abertura, o Denardin deu as boas-vindas e agradeceu a presença dos participantes e palestrantes convidados. Segundo a professora Liliani Tiepolo, o II Simpósio é mais uma oportunidade de refletir sobre a região em que se encontra o Setor Litoral, onde está situada importante parcela do remanescente de Mata Atlântica, e sobre a importância da resiliência, seja da natureza ou da população local, para superar os desafios e ameaças. “Estamos em uma região deprimida que necessita do apoio da academia”, ressaltou.

Para o diretor do Setor Litoral, Renato Bochicchio, o evento é motivo de orgulho. “Falar em desenvolvimento, em território, em sustentabilidade, hoje, significa se posicionar também politicamente, diante desse projeto de país que está colocado atualmente”, argumentou Bochicchio.

Na sequência teve início a palestra O território de categoria da prática à categoria de análise: um olhar latino-americano e integrador, ministrada pelo convidado, professor Rogério Haesbaert da Costa, professor titular do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Fotos: Péricles Augusto dos Santos / Divulgação II SBDTS

 

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300