Educadores assistiram palestra sobre autismo

 29 de março de 2018 - 19h28

A palestra com a família Brito Sales, sobre Autismo e Superação, lotou o auditório da UFPR Litoral na última segunda-feira (26/03). O evento foi promovido pela Seção de Políticas Afirmativas (Sepol). Segundo a servidora Juliana Ferrari, organizadora do evento, estiveram presentes aproximadamente 400 pessoas. “Entre os participantes, 85% são educadores das redes públicas, 10% pertencem à comunidade acadêmica da UFPR e 05% são familiares de autistas”, relatou Juliana. O evento antecedeu as ações de mobilização em torno do espectro autista, que ocorrem todo dia 02 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A palestra foi ministrada por Nicolas Brito, jovem de 19 anos, autista, e seus pais Alexsander Sales e Anita Brito. Anita é doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) e apresenta em suas palestras informações embasadas cientificamente e também a vivência como mãe. “Por conta dessa autenticidade e da informação atualizada que a gente acaba tendo um público bacana que nos acompanha”, afirmou Anita.

Sales relatou que o intuito da família é divulgar o máximo possível as questões do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), porque entendem que a partir da informação, acontece a quebra do preconceito. “A ideia é que quanto mais gente souber sobre o assunto, mais vão saber prover empatia em relação às pessoas que estão dentro do espectro, então, esse é o nosso objetivo”, explica Sales.

Foi a terceira vez que a família esteve em Matinhos e a receptividade do público é cada vez maior. “A demanda por informação é global, quando vamos a lugares fora dos grandes centros, percebemos que a comoção das pessoas é maior, pela carência e pela falta de informação”, continuou Sales.

O trabalho de divulgação e sensibilização feito pela família é voluntário. “Visamos preparar o mundo para interagir com os autistas ao mesmo tempo que preparamos nosso filho para que ele esteja em sociedade, esteja no mundo”, finalizou Sales.

No dia 02 de abril, às 18h, a equipe do Sepol/UFPR Litoral estará presente em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná, com o tema Políticas Públicas sobre Autismo no Paraná.

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300