Cyberbullying, violência digital e saúde mental

 1 de julho de 2021 - 7h19

A pandemia e o isolamento social nos obrigaram a modificar nossa rotina diária em diferentes âmbitos. Na educação, aulas presencias se tornaram virtuais, aumentando cada vez mais nosso tempo em frente aos computadores e celulares. Por vezes, alguns tipos de expressão online podem tornar o ambiente hostil e pouco saudável para a saúde mental da comunidade acadêmica. Alguns dos principais impactos psicológicos trazidos pela necessidade do ensino à distância são o aumento da ansiedade, do estresse, do cansaço, da sensação de solidão, as dificuldades de adaptação por parte dos docentes, discentes e técnicos (as) e por fim; há impacto até em nossa rotina de sono. Todas essas consequências podem gerar, potencializar ou serem geradas por ocorrências de violência digital e/ou cyberbullying.

Pensando nisso, o Setor Litoral da UFPR transmitirá, na próxima sexta-feira (02/07), a live intitulada: Cyberbullying, violência digital e saúde mental.

A temática será abordada pelo psicólogo Victor Henrique Visocki (CRP-PR 08/30910), que foi selecionado pela ONG SaferNet Brasil, em parceria com a multinacional Facebook, como embaixador regional do estado do Paraná no programa nacional Cidadão Digital (2020), sendo responsável por ações educacionais acerca das temáticas “Direitos Humanos”, “Cidadania” e “Inclusão Digital” em todo o país. Também trabalha como voluntário no projeto de extensão Desenvolvendo Senso Crítico, do Núcleo de Análise do Comportamento da UFPR, como desenvolvedor de conteúdos midiáticos para redes sociais digitais no perfil Avalie! Não Seja Fake.

O professor e pesquisador sobre a temática de violência Profº Dr. Clóvis Wanzinack, da UFPR Litoral será o mediador do evento. Os participantes poderão enviar dúvidas sobre o tema pelo chat, que serão respondidas por Victor ao final de sua fala.

Live Cyberbullying, violência digital e saúde mental.
Data: 02 de julho, sexta-feira.
Horário: das 18h às 19h.
Os participantes receberão certificado de participação de 1h.
Transmissão: Facebook UFPR Litoral e Youtube UFPR Litoral.

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300