No mês de setembro, a comunidade Surda brasileira celebra as suas conquistas e avanços, especialmente aqueles ligados aos direitos sociais e educacionais, o que vem a se traduzir nas celebrações do “Setembro Azul”, quando são comemoradas as seguintes datas: no dia 10, Dia da Língua Brasileira de Sinais; no dia 23 de setembro será a vez do Dia Mundial das Línguas de Sinais; no dia 26, Dia Nacional do Surdo e no dia 30 será comemorado o Dia Internacional do Surdo, e também o Dia do Profissional Tradutor Intérprete de Língua de Sinais.
Para as comemorações do Setembro Azul no Setor Litoral, foi organizada, no dia 06/09/22, na Praça da Juçara, a I Mostra de materiais adaptados. A mostra teve como objetivo promover e fomentar a inclusão de alunos surdos em escolas comuns e nas redes de atendimento especializado do litoral, especialmente visando incentivar os graduandos a construírem materiais adaptados à alunos surdos.
O projeto foi Coordenado pela professora Adriana Silva, com os discentes do módulo de LIBRAS do Setor Litoral. A acessibilidade em libras foi realizada pelas intérpretes Ana Paula, Gislaine, Rúbia e Tamires e pelo intérprete Everton.
A coordenação do projeto LIBRAS presta seus agradecimentos às escolas Moises Lupion e Wallace pela relevante participação, e também estende seus agradecimentos aos surdos, às seções de Eventos e de Comunicação do Setor Litoral e a todas e todos envolvidos no evento.
Para celebrar a data, na ocasião foram entregues os materiais produzidos para as escolas presentes, como forma de agradecimento ao trabalho de inclusão realizado junto aos estudantes surdos e surdas no Litoral do Paraná.
