Casa Litoral faz alerta sobre Influenza A/H1N1

 26 de abril de 2016 - 11h34

Neste ano, mesmo antes do período de maior incidência da doença Influenza A/H1N1, que são os meses de maio, junho, julho e agosto já estão ocorrendo muitos casos da doença. Diante dessa situação, é necessário ressaltar as medidas de prevenção:
– lavagem das mãos e aplicação de álcool 70%;
– manter os ambientes arejados;
– pessoas com os sintomas respiratórios devem evitar contato com grupos de maior vulnerabilidade.

No dia 25 de abril teve início a campanha de vacinação da Influenza A/H1N1 para os grupos prioritários: gestantes, crianças, portadoras de doença crônica e idosos. Quem não se encaixar nestes grupos, mas apresenta comorbidades deve comparecer as unidades de saúde e apresentar declaração médico sobre seu estado de saúde. A campanha segue até dia 20 de maio. As vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde.

O que é Influenza A/H1N1 (gripe suína)?
É uma doença transmitida por um novo tipo de vírus da mesma família que transmite a gripe. A partir de agora você vai ouvir na televisão, rádio e ler nos jornais o nome Influenza A/H1N1 e não mais “gripe suína”.

Como é transmitida a Influenza A/H1N1?
É transmitida de pessoa para pessoa especialmente através de tosse ou espirro. Algumas pessoas podem se infectar entrando em contato com objetos contaminados. Não há registro de transmissão do novo subtipo da Influenza A/H1N1 por meio da ingestão de carne de porco ou produtos derivados.

O que é transmissão sustentada?
Significa que o vírus já circula livremente no Brasil, sendo transmitido de pessoa para pessoa, sem que uma delas tenha viajado para países infectados ou tenha convivido com indivíduos contaminados.

Quais são os sintomas da Influenza A/H1N1?
São sintomas semelhantes aos da gripe comum: febre alta e tosse, mas em alguns casos também podem aparecer: dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarreia e vômitos.

Caso apresente estes sintomas procure o CASA Litoral ou o posto de saúde mais próximo de sua casa.

o-que-e-e-como-se-proteger-da-gripe-h1n1-1-1-640-427

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300