Casa Litoral promove I Seminário em Saúde Mental

 22 de maio de 2017 - 10h15

Nos dias 30 e 31 de maio, o Setor Litoral sediará o I Seminário em Saúde Mental. O evento terá início às 15h, no Auditório Juliano Fumaneri Weiss. No dia 30, as convidadas são a médica Carmen Lúcia Schettini, psiquiatra, especialista em perícia médica e Lúcia Maria de Oliveira Santos, psicóloga, mestre pela UFRN, ambas atuam na Unidade de Referência de Apoio à Saúde Mental/Casa 4 da UFPR. Elas abordarão o tema Depressão e ansiedade na vida acadêmica, apresentando as formas de assistência que a Universidade oferece nos casos dessas doenças. No dia 31, também às 15h, o terapeuta ocupacional e especialista em gestão pública, Elton Luis Alves, e a psicóloga Raiana Massucci Zaze, abordarão o tema Depressão e ansiedade e o suporte dado pela rede municipal nesses casos. Ambos atuam no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em Matinhos, onde atendem crianças, adolescentes e adultos, visando a promoção, proteção da saúde e prevenção de agravos.

Para o psicólogo da UFPR Litoral, Marcelo Cavadinha, um dos organizadores do evento, a presença do serviço local de referência em saúde mental é de grande importância. “Eles irão auxiliar na compreensão dos desdobramentos da reforma psiquiátrica, política implementada há mais de 15 anos e continua com uma série de desafios até hoje”, explica Marcelo.

Segundo a enfermeira da UFPR Litoral Andreia Assmann Pettres, os temas vão ao encontro de discutir questões atuais e presentes hoje na sociedade, inclusive na vida acadêmica. “A Organização Mundial da SAúde (OMS) destacou neste ano a campanha Depressão: vamos conversar, por ser a principal causa dos problemas de saúde. Dessa forma, convidamos diferentes profissionais para conversar sobre a importância da saúde mental, esclarecendo sobre estes problemas, a rede de apoio e as formas de tratamento”, salienta Andreia.

30/05/2017 РDepresṣo e ansiedade na vida acad̻mica
Apresentação do projeto Saúde Mental do CASA 4 da Universidade Federal do Paraná
Palestrantes: Carmen Lúcia Schettini (psiquiatra UFPR) e Lúcia Maria de Oliveira Santos (psicóloga UFPR).

31/05/2017 РDepresṣo e ansiedade
Apresentação da Rede de Atenção à Saúde Mental do Município de Matinhos
Palestrantes: Elton Luis Alves (Terapeuta Ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS/Matinhos) e Raiana Massucci Zaze (psicóloga do CAPS/ Matinhos).

Inscri̵̤es gratuitas Рclique aqui.

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300