Agentes de endemias promovem treinamento na UFPR Litoral

24 de março de 2016 - 18h47

O último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa/PR) mostra que Matinhos teve registrados 22 casos confirmados de dengue, sendo quatro deles contraídos no próprio município (autóctones), outros 36 casos estão sendo investigados. Até então houve também uma pessoa com Zika Vírus, que não foi contraído no município.

Diante do crescente número de casos, os agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Matinhos estão promovendo várias ações educativas. Na última quarta-feira (23/03), eles realizaram, em parceria com o curso de Saúde Coletiva da UFPR Litoral, um treinamento sobre técnicas de inspeção de focos de criação de larvas e mosquitos.

Neli Steffen Bossi, bacharel em Saúde Coletiva pela UFPR e hoje servidora municipal, foi uma das agentes que ministrou o treinamento. “Vamos promover o dia D de combate à dengue no município no próximo dia 30, quarta-feira. Os estudantes que estão fazendo esse treinamento poderão nos ajudar a orientar os moradores do bairro Tabuleiro”, explicou Neli. Segundo os agentes, somente no final de 2015 começaram a ser encontrados mosquitos Aedes Aegypti na cidade. Já foram localizados focos em Caiobá, no Tabuleiro e no Mangue Seco. Nesses locais a equipe volta a cada 15 dias para fazer uma nova inspeção.

Durante o treinamento, os grupos de estudantes e agentes encontraram dois focos de água parada com larvas de mosquitos no campus da UFPR. As amostras do material serão analisadas e identificadas pela Secretaria de Saúde. Os agentes reforçam que todos devem colaborar para o controle dos focos e a diminuição dos casos de doenças.