1º Encontro Anti Vetorial do Litoral do Paraná

3 de dezembro de 2022 - 6h00

Nos dias 10 e 11 de novembro de 2022 foi realizado na UFPR Litoral o 1º Encontro Anti Vetorial do Litoral do Paraná, o Litoral sem Aedes.
O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos em parceria com a UFPR Litoral e o curso bacharelado em Saúde Coletiva, contou com a participação de 87 profissionais de saúde, agentes de combate as endemias dos sete municípios da região, sendo estes: Matinhos, Guaratuba, Paranaguá, Guaraqueçaba, Morretes, Pontal do Paraná e Antonina.

Participaram do encontro os secretários municipais de saúde da região litorânea do Paraná e o diretor da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, que pactuaram a realização de novas edições do encontro, devendo o próximo ocorrer em Antonina no ano de 2023.

A programação do encontro se deu através da realização de palestras com os temas: Saúde do trabalhador e autocuidado; direitos e deveres dos agentes de endemia; ações de controle vetorial. Também, as oficinas com as seguintes temáticas: Reconhecimento do território nas ações de controle vetorial; sala jurídica; saúde ambiental e vulnerabilidade social; terapias integrativas.

O evento possibilitou a troca de experiências e a definição de estratégias coletivas visando a qualificação das ações de combate as endemias em uma perspectiva de saúde pública. Foi instituída uma comissão organizadora para planejamento, mobilização de participantes e definição das temáticas; comissão que contou com a participação de estudantes egressos do curso Tatiane Dourado dos Santos e André Ricardo Hideo Matsuzaki. Para André, o encontro entre os municípios “são de extrema importância, pela troca de experiências e por considerar a realidade de cada município, através dessas articulações podemos identificar fatores importantes que determinam o funcionamento das políticas públicas de saúde e propor ações mais eficientes”.

Professores e estudantes do curso participaram ativamente do encontro. O coordenador do curso, professor Margio Cezar Loss Clock, ressaltou a importância do evento devido propiciar o encontro de profissionais de saúde de todos os municípios da região e do diretor da regional de saúde, “o encontro foi possível a partir da participação efetiva dos egressos do curso de Saúde Coletiva da UFPR, inclusive na proposição do evento, enquanto trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos”. Margio segue destacando a importância de “ouvir as falas dos gestores da região, as demandas do litoral e identificar a importância da atuação dos sanitaristas e agentes de combate a endemia como profissionais de referência para o enfrentamento da dengue de forma articulada com a população”.

O encontro contribuiu para o processo de formação dos estudantes e aproximação da Universidade para com as demandas da comunidade. Segundo Denise Rudey Cararo, estudante do curso que palestrou sobre a saúde do trabalhador e ministrou oficina das Terapias Integrativas, o evento permitiu mostrar a atuação conjunta de agentes no combate à dengue na região, “ter essa experiência mostrou como nossa profissão é importante, visto que antes da palestra em que ministrei com a professora Luana da Paz, aplicamos uma breve pesquisa para entender como o público se sente em relação ao trabalho”.