10 anos de atividades em prol do ato de ler

20 de dezembro de 2019 - 17h39

Este ano o Mundo Mágico da Leitura completou 10 anos de atividades extensionistas desenvolvidas na região do litoral do estado do Paraná, em especial, no município de Matinhos. Para comemorar, em fevereiro/2019, foi publicado o vídeo, disponível no endereço https://www.youtube.com/watch?v=p6I-TY85Oho, que conta um pouco de uma década de existência. Nele constam comentários a partir do olhar das crianças, dos professores, dos acadêmicos e dos servidores da UFPR Litoral.

Ações realizadas e resultados obtidos em 2019
O Mundo Mágico da Leitura, por meio de sua equipe interdisciplinar, ou seja,  09 acadêmicos de diferentes cursos da UFPR Setor Litoral (Licenciaturas em Artes,  Licenciatura em Linguagem e Comunicação, Licenciatura em Geografia, Saúde Coletiva e Serviço Social, realizou sessões de leitura para crianças e adolescentes matriculados em instituições educacionais na rede municipal  de Matinhos, PR. Ao todo o programa atingiu um público de 1050 crianças e adolescentes e envolveu 76 profissionais que atuam na educação básica, gerando um total de 218 sessões de leitura para a equipe de acadêmicos vinculados ao programa de extensão. O quadro a seguir ilustra os dados.

O projeto Clube da Leitura realizou 12 encontros de leitura em cada turma do 3º, 4º e 5º ano da Escola Municipal Francisco dos Santos Jr (Complexo) com, aproximadamente, 350 crianças. Elas, por sua vez, interagiram com o texto e geraram 168 Sessões de Leitura para os acadêmicos que realizaram o “papel de mediador de leitura”. A equipe de dramatização adaptou cinco textos da literatura infantil,  apresentando-os, na linguagem teatral, para 700 crianças matriculadas nas instituições educacionais.

No intuito de socializar as ações para além das instituições conveniadas, o programa participou do evento CulturARTE e ofertou duas turmas do curso de extensão “Lendo as Entrelinhas”. A primeira teve como público os acadêmicos da UFPR Litoral e a segunda, contemplou professores da rede municipal de Paranaguá e do Colégio Estadual Bento Munhoz, também, em Paranaguá.

Como resultado, 53%, das 109 crianças entrevistadas e participantes regulares das Sessões de Dramatização do Clube da Leitura,afirmaram que após participarem das sessões procuraram, por conta própria, mais livros. Das 31 crianças entrevistadas e participantes das Sessões de Leitura,  71% confirmaram que, também, procuraram mais livros, após a leitura realizada com os acadêmicos.

No olhar das instituições de ensino vinculadas ao Mundo Mágico da Leitura, as atividades realizadas por acadêmicos, por serem lúdicas, dialógicas e interativas, atraem o público infantil e adolescente, contribuindo com o desenvolvimento da oralidade, da expressão de opinião, da leitura e da escrita. Tanto é que um dos Cmei´s destacou, pelo segundo ano consecutivo, que os temas abordados estão conectados com o currículo e com a faixa etária dos estudantes, enquanto que, o outro Cmei apontou a interação das crianças com a dramatização e sublinhou a oportunidade que o programa oferece-lhes, pois muitas das crianças não têm condições econômicas para frequentar eventos culturais e artísticos.

Por fim, os parágrafos anteriores autorizam a dizer que o programa de extensão O Mundo Mágico da Leitura atingiu o seu objetivo, isto é,  “Contribuir para o exercício da cidadania por meio da parceria educacional entre a UFPR Litoral e a escola pública, no desenvolvimento da leitura e do letramento.”. Em 2019, o programa contou com recursos: Proec/UFPR e Fundação Araucária.

Contato da coordenação do Mundo Mágico da Leitura: mundomagico@ufpr.br

Facebook: Programa de extensão O Mundo Mágico da Leitura