UFPR Litoral tem vestibular especial

4 de setembro de 2019 - 13h49

A Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza é ofertada pelo Setor Litoral da UFPR e forma educadores para atuar nas escolas do campo no ensino fundamental II (6º ao 9º anos), no ensino médio (ciências, biologia, química e física) e atuar em diferentes espaços educativos, como associações, aldeias, quilombos, etc. As inscrições para os candidatos a esse curso são gratuitas.

A licenciatura é realizada em regime de alternância, em dois períodos pedagógicos: tempo na universidade (aulas na UFPR Litoral, em Matinhos) e tempo na comunidade (atividades na comunidade onde reside). As aulas na universidade acontecem a cada 15 dias.

Alunos da Lecampo em aula no laboratório do Setor Litoral da UFPR. Foto: Divulgação
O curso é destinado a perfis específicos de estudantes, conforme descrito abaixo:

Categoria 1: educadores que não possuam qualquer curso de graduação e que estejam em atividade nas escolas/instituições do campo, escolas itinerantes pertencentes à rede estadual ou municipal, escolas comunitárias e escolas família.

Categoria 2: educadores que não possuam qualquer curso de graduação e que atuem em processos educativos/formativos desenvolvidos por entidades ligadas a espaços educativos não formais (sindicatos, movimentos sociais, cooperativas, associações e outros que desenvolvam suas atividades vinculadas à questão agrária e camponesa).

Categoria 3: pessoas que trabalham na agricultura familiar, nos assentamentos, nos acampamentos, arrendatários ou arrendatárias, meeiros ou meeiras, boias-frias, pescadores, indígenas, quilombolas, extrativistas e demais populações tradicionais do campo e povos indígenas.

Categoria 4: pessoas que atuam nos movimentos sociais ligados ao campo, associação de agricultores familiares, pescadores, quilombolas, faxinalenses, povos indígenas e demais populações tradicionais do Brasil.

Categoria 5: filhos ou filhas de agricultores/as familiares, assentados, acampados, pescadores, quilombolas, faxinalenses, arrendatário, meeiros, boias-frias, indígenas ou extrativistas e demais trabalhadores assalariados que atuem na agricultura familiar de acordo com a Lei nº 11.326 da agricultura familiar.

É necessário que os candidatos comprovem, com declaração assinada, o pertencimento às categorias por meio dos documentos relacionados nos itens 3.5.1 do edital do vestibular da Lecampo.

Duração: 4 anos
Vagas: 40
Inscrições: até 17h do dia 10 de setembro de 2019
Entrega da documentação: 11 de setembro de 2019